WHATSAPP

65.9.9600.5958

Rod. Armando Calil Bulos, 5247, Sala 08,

Ingleses - Florianópolis - SC

Rua da Cereja, N. 11, Bosque da Saúde,

Cuiabá - MT- Brasil

Saiu na Mídia

14/02/2019 09h59

CHUVA DE INDEFERIMENTOS MARCA PLEITO ELEITORAL DA UNICRED

Unicred MT

Comissão Eleitoral criada para regular o processo na Unicred de Mato Grosso indeferiu mais de 83% dos 12 candidatos inscritos para o cargo de conselheiros fiscais e 40% dos 40 postulantes ao Conselho de Administração da Cooperativa. Quem avalia as decisões é o Advogado Alex Sandro Rodrigues Cardoso, já que as elas foram tomadas após a entrega de um parecer jurídico elaborado pelo advogado, desta vez, na condição de cooperado.

 

O trabalho do jurista foi baseado em sua experiência junto à Cooperativa, uma vez que atuou em cargos internos, de consultoria, na Comissão Eleitoral e como conselheiro, fiscal e de Administração. O alto índice de indeferimentos, fato inédito na história da Unicred, ocorreu sob os cuidados dos médicos Alberto Carvalho de Almeida, Jander Ruela Pereira e Edson Hideki Harima, todos integrantes da Comissão Eleitoral.

 

Contra as decisões da Comissão Eleitoral ainda cabem recursos e impugnações internas, além de eventuais ações junto ao Poder Judiciário. Porém, fica claro que não apenas os indeferimentos, mas também os ajustes feitos no regramento eleitoral se deram após a entrega do parecer pelo jurista, que segundo circula no meio médico, não é de hoje que dita o ritmo dos processos eleitorais no Sistema Unicred em Mato Grosso.

 

Trechos do parecer do advogado, que recomenda rigor na análise dos requisitos contidos no regimento eleitoral, contrariam o histórico da cooperativa, que continha exigências muito menores do que a estabelecida para esse pleito, que se destaca também pela quantidade de chapas e candidatos inscritos. Ao todo são 52 cooperados disputando as eleições, para administrar e fiscalizar a gestão dos quase 700 milhões de reais em recursos administrados.

 

“Assim, confiando na lisura com que o processo será conduzido, recomendamos ampla transparência e rigidez na análise e preenchimento dos requisitos de inscrições. Afinal, a lógica é que quando o rol é absolutamente taxativo, ainda mais diante dos princípios norteadores e projetos específicos que embasaram as resoluções do Banco Central, a cautela deve ser a máxima a ser perseguida para deferimento de candidaturas de candidatos eventualmente inaptos, ou com potencial risco de trazer prejuízos irreversíveis a imagem da cooperativa”, afirma o advogado em trecho do documento.

 

Em outro ponto do parecer de mais de 20 páginas, o advogado defendeu a ampla publicidade aos interessados com relação aos registros. “esperando-se, portanto, pareceres escritos de cada análise de deferimento ou indeferimento de chapas, bem como de deliberações fundamentadas pelos integrantes da mesa decisória, e ainda, no que couber, sua ampla publicidade aos interessados e cooperados”.

 

Para o advogado, a análise da divulgação contida no site da Unicred na deliberação das inscrições dos candidatos, não deixa dúvidas que a Comissão Eleitoral, realmente agiu com extremo rigor e transparência, restando verificar se as deliberações foram fundamentadas a cada caso. Compete agora a cada chapa e candidatos, recorrerem e impugnarem registros inaptos, levando o pleito à segurança, para que somente concorram, aqueles cooperados dignos dos propósitos que a cooperativa espera.

 

Cardoso ressaltou que além da entrega do parecer, solicitou vistas da inscrição de todos os candidatos, porém, até o presente momento a Comissão Eleitoral não lhe disponibilizou vistas, razão pela qual, irá avaliar a pertinência de propor medida judicial cabível.

 

Em nota de renúncia, em julho de 2017, o advogado comprometeu-se junto ao corpo de cooperados, que mesmo desprovido de quaisquer cargos, seria um cooperado extremamente atuante na defesa dos interesses da cooperativa e do corpo de associados.

 

“Tenho buscado intensamente cumprir com o que me comprometi ao renunciar do cargo de Conselheiro de Administração da Unicred, na medida em que compareci a todas as assembleias, deixando claro as sérias razões que me fizeram renunciar em 2017 e me faço presente para contribuir em momento de tamanha importância da instituição, o processo eleitoral”, finalizou.

Fonte: newscuiaba.com.br/

Compartilhar     


Comentários

Saiu na Mídia

Por quê você deve se cadastrar e receber conteúdo do Portal?

Conheça o Dr. Alex Cardoso!

01

Em 2007

No ano de 2007 iniciou na área da saúde como advogado do Complexo Hospitalar São Mateus em Cuiabá – MT. Atualmente o Dr. Alex é Professor Especialista em Direito Médico/Hospitalar e da Saúde a mais de 12 anos.

02

Desde 2002 é Profissional Executivo dos Médicos

Desde o ano de 2002 alex exerce atividade profissional como executivo do Sistema Unicred – Cooperativa de Crédito dos Médicos – tendo ocupado 03 mandatos eletivos como Conselheiro de Administração e Fiscal, vivenciando a atividade médica e da saúde nos bastidores.

03

Desde 2011

Devido ao crescimento das demandas judicias da saúde, desde 2011 iniciou a atuação no direito médico atendendo o Hospital Santa Rosa, localizado na capital do Mato Grosso, Cuiabá. A partir daí também na capital mato-grossense, atuou em diversas outras frentes como nos fluxos de acreditação e qualidade hospitalar, que resultaram na redução de até 80% das demandas judiciais de clientes atendidos. Atende e atendeu centenas de processos advogando para Médicos, Profissionais da Sáude e Serviços de Saúde desde o ano de 2007. Defendendo clientes e principalmente principalmente minimizando o risco jurídico do médico no dia a dia de sua profissão.

04

Atuação em Hospitais

Um dos idealizadores e responsáveis pela concepção do Hospital 13 de Maio, através da unificação de interesses de médicos, agricultores e comerciantes da cidade de Sorriso/MT. Advogado e Gestor Financeiro do Hospital e Maternidade Clínica da Criança – na cidade de Tangará da Serra/MT. Advogado do Hospital e Maternidade São Lucas Primavera na cidade de Primavera do Leste. Autor de 14 manuais de aplicação prática na área da saúde, no
contingenciamento do
risco judicial.
Formador de teses com jurisprudência em
nível nacional na seara da Judicialização da Saúde - Liminares

Pelo o quê
estou trabalhando?

O resultado adverso e indesejado no ato médico é o principal risco jurídico do médico no dia a dia de sua profissão. Diariamente a Justiça brasileira recebe cerca de 100 processos por erro médico. O número coloca o país em segundo no ranking mundial de ações judiciais contra profissionais de saúde, atrás apenas dos Estados Unidos.

Número muito maior são os procedimentos na seara jurídica administrativa, seja em âmbito dos Conselhos de Medicina, Secretarias de Saúde, Delegacias de Polícia, Ministério Público, Conselhos e Comissões de Ética e Sociedades de Especialidades Médicas.

AS

Condenações

O valor e forma das condenações são as mais variadas possíveis, cujos pedidos e condenações podem ultrapassar a cifra de milhões de reais, sem falar nas punições administrativas, criminais e também a os aspectos irreversíveis sobre a imagem do profissional. A medicina e os serviços de saúde de modo em geral passaram a ser constantemente demandados com o advento do Código de Defesa do Consumidor.

RISCO

Complexidade da Ciência Médica

Ocorre que diante da especificidade da ciência médica e da complexidade dos serviços inter-relacionados, ainda hoje as decisões e a condução dos processos possuem pouca assertividade (justiça), e isso se deve a baixa capacitação dos próprios demandados, juristas e até mesmo dos julgadores no que concerne a dinâmica e complexidade da ciência médica e multidisciplinar da saúde, aplicada a um processo ou procedimento judicial. Ou seja, demonstrar e compreender e transportar as variáveis no bojo de um processo não é atividade simples.

7 MOTIVOS PARA INSCREVER-SE NO MÉDICO SEM MEDO

Dúvidas sobre O TRABALHO

1.Quando acontecerá o curso?

O curso acontecerá por módulos em tempo constante, possibilitando que o interessado possa iniciar sem qualquer prejuízo a qualquer tempo, seguindo até o final do cronograma do curso.

2.Como posso participar?

O interessado deve inscrever-se neste site e realizar sua inscrição no projeto médico sem medo, ocasião em que receberá as instruções para o consumo dos cursos.

3.Não sou médico, posso participar?

Sim, o nome médico sem medo remete a principal atuação no campo da saúde, mas o projeto é direcionado a todos os profissionais e executivos da saúde e operadores do direito.

Envie Sua Dúvida

7 MOTIVOS PARA INSCREVER-SE NO MÉDICO SEM MEDO

Nossa Missão

Capacitar Médicos, Profissionais da Saúde, Advogados, Hospitais e Serviços de Saúde minimizando riscos no exercício da medicina.

QUEM SOMOS

Entenda o Portal
Médico Sem Medo!

Obtenha capacitação e acesso direto aos mais experientes e renomados profissionais do Direito Médico em atuação no Brasil!

O Médico Sem Medo é uma empresa de capacitação de blindagem jurídica para médicos, profissionais da saúde, advogados e gestores de serviços de saúde e hospitais.A medicina e os serviços de saúde de modo em geral passaram a ser constantemente demandados com o advento do Código de Defesa do Consumidor...

Saiba Mais

Envie suas Dúvidas, Sugestões ou Reclamações

* Li e concordo com as Política de privacidade.